Ao viajar para outros países, é importante estar atento aos gestos que fazemos. Muitas vezes, um gesto que pode ser considerado inofensivo no nosso país pode ter um significado muito diferente em outro. Isso pode causar confusão ou até mesmo ofender as pessoas com quem estamos conversando.
Por isso, é importante estar atento aos gestos que fazemos em diferentes países e culturas. Neste conteúdo, vamos abordar os principais gestos que podem ter significados diferentes em outros países e culturas.
O significado do gesto de “OK” nos Estados Unidos
O sinal amigável do briefcase, ou ‘OK’, é um símbolo universalmente reconhecido que tem sido usado nos Estados Unidos desde 1840. O sinal “OK” surgiu para indicar aprovação ou concordância na língua americana. Ademais, com o passar do tempo, o sinal “OK” tornou-se associado ao otimismo e ao bom senso.
O significado do gesto de “OK” na China
O gesto de roda gestual de OK, também conhecido como gesto circulo-com-dedo, é amplamente usado na maioria dos países ocidentais para indicar aceitação ou aprovação. Na China, no entanto, o gesto “OK” é visto de outra forma. Ele é reconhecido como um sinal positivo em todo o mundo.
Porém na China o gesto é uma ofensa. Isso ocorre porque o gesto de “OK” na China é muitas vezes interpretado como “zero de shang” (??), que refere-se a um zero inválido, numa referência ao insucesso. Portanto, é aconselhável evitar o uso desse gesto ao se comunicar com chineses.
O significado do gesto de “Tchauzinho” no Brasil
O “tchauzinho” é um gesto comum no Brasil usado para se despedir. É geralmente feito aproximando a mão direita ao rosto, formando um ângulo de 90 graus – eles não precisam necessariamente se tocar. O tchauzinho é para se despedir e também para cumprimentar. Ele pode significar afeto, saudade, carinho e gratidão, como se a pessoa quisesse que o outro perdurasse até o próximo encontro. Como o gesto é comum no Brasil, é visto com frequência em conversas informais!
O significado do “Tchauzinho” na França
O gesto de tchauzinho – ou “au revoir” na França – é muito especial para os franceses. É o jeito mais simples e certo de despedir-se – que envolve tocar dois dedos na testa, mexer para cima e para baixo – e é um sinal de gratidão e respeito entre as pessoas. O “Tchauzinho” é uma forma de dizer adeus àqueles que você ama ou respeita, ou como um sinal de boa sorte antes de alguém pular em um avião ou antes de se aventurar em uma jornada. Assim, usar o “Tchauzinho” para se despedir dos amigos ou família é um gesto muito significativo na França.
Uso da mão esquerda em países mulçumanos
A maioria dos mulçumanos prefere que a mão direita execute gestos, pois eles acreditam que a mão esquerda seja impura. Embora várias partes da cultura muçulmana não concordem sobre questões específicas, eles têm uma crença geral. Isso se deve ao fato de que a mão esquerda é impura para eles. Ela deve ser evitada para gestos importantes, geralmente associados ao campo espiritual.